FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


De acordo com Snyders (1973), a pedagogia progressista afirma a educação como relação marcada pela sociedade e a escola como local onde também se processa a luta de classes. Nesse sentido, o termo progressista surge no âmbito do debate e da pesquisa educacional para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

 

Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

(  ) Para a pedagogia progressista, o professor deixa de ser o “dono” do saber para caminhar com o aluno e mediar a aprendizagem.

( ) No contexto da pedagogia progressista, as avaliações têm como função a verificação objetiva e quantitativa dos resultados alcançados pelos alunos.

( ) Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares deve considerar prioritariamente a adequação do indivíduo às necessidades do mercado.

(  ) No contexto da pedagogia progressista, as diferenças sociais, econômicas e culturais dos alunos dimensionam a relação escola e sociedade.

( ) Para a pedagogia progressista, a seleção dos conteúdos escolares em função da realidade do aluno provoca a elevação do nível da consciência crítica.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, V, F, F.


V, F, F, V, V.
 


V, V, V, F, F.


V, V, F, F, V.


F, F, F, V, V.

A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista. Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmações a seguir e assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

 

( ) O professor é o “dono” do saber e sua postura se caracteriza pela superiodade moral e intelectual na relação que mantém com o aluno.

( ) As avaliações têm papel formativo, ou seja, são instrumentos de ensino-aprendizagem, que colaboram com a construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.

( ) O conteúdo abordado pelo professor compreende a realidade e as experiências vividas pelos integrantes do processo ensino-aprendizagem.

( ) A relação escola e sociedade desconsidera as diferenças sociais e individuais dos alunos, sendo estes os únicos responsáveis pelo desenvolvimento de sua aprendizagem.

( ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno tendo como objetivo ampliar o nível de consciência crítica dessa realidade para, por fim, transformá-la.

 

Assinale a sequência correta.


F, F, V, V, F.


V, F, V, F, V.


F, V, V, F, V.


V, V, F, F, V.


F, F, V, F, V.

Do latim cognoscere, que significa ato de conhecer, a palavra conhecimento designa o modo pelo qual o sujeito cognoscente (que conhece) se apropria de um objeto cognoscível (o que pode ser conhecido) e o representa mentalmente (LALANDE, 1999). Desse modo, o ato do conhecimento diz respeito à relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, isto é, diz-se de um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.

 

Tendo em conta os conceitos de sujeito e objeto e a relação entre eles no âmbito da produção do conhecimento, julgue os itens a seguir.

 

I O objeto é algo fora da mente, mas é também a própria mente quando percebida como espaço de reconhecimento dos afetos, dos desejos e das ideias.

II O ato de conhecer ressalta a noção de homem irredutível, ou seja, de um sujeito que deve ser domínio positivo do saber e não pode ser objeto conhecimento.

III Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


III, somente.


I e III.


II e III.


I, somente.

Leia, com atenção, a charge e o texto a seguir.

Etnocentrismo: s.m. Visão de mundo própria da pessoa que considera a sua sociedade, sua nação, seu país ou grupo étnico superiores aos demais. (Disponível em: < https://www.dicio.com.br/etnocentrismo/>. Acesso em: 06 fev. 2017)

 

Da relação entre a charge e a definição de etnocentrismo, é CORRETO inferir que: 


a ênfase à cultura do Outro como algo menor e sem valor reforça o preconceito com as diferenças e a intolerância com pluralidade.


a supervalorização da cultura de um determinado grupo social em detrimento da cultura de outros grupos é fundamental para sua afirmação histórica.


as circunstâncias históricas que produzem a realidade cultural de grupo social determinam a superioridade de uma cultura sobre a outra.


a supervalorização da cultura do Outro em detrimento da sua realidade é essencial para a construção das representações sociais.


a natural aceitação da cultura do estrangeiro e a total reformulação da sua cultura é essencial para a construção das representações sociais.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir.

 

O sujeito falante possui duas capacidades: a competência (isto é, sabe usar a língua) e o desempenho (a performance, o jeito pessoal e individual de usar a língua); a competência é a participação do sujeito em uma comunidade linguística e o desempenho são os atos de linguagem que ele realiza.

 

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2005, p. 153)

 

Considerando as ideias de Chauí acerca da importância da linguagem, julgue as assertivas abaixo indicando V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

 

(   ) Precisamos ser linguistas, ou seja, cientistas da língua, para entendê-la e a usarmos adequadamente.

(   ) A língua é um código e faz parte do legado científico e cultural da humanidade, é de suma importância que seja contemplada e priorizada na educação formal.

(   ) A aprendizagem competente da língua possibilita ao aluno o desempenho das funções linguísticas em diferentes circunstâncias e contextos sociais.

(   ) O domínio do código linguístico é fundamental apenas para o exercício da comunicação; a prática da cidadania depende exclusivamente da formação social e política do aluno.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, F, V.


F, F, F, F.


F, V, V, F.
 


V, V, V, V.


F, V, F, V.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Razão é um termo muito pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade. Mas todas essas formas são simbólicas. Portanto, em lugar de definir o homem como um animal rationale [racional], deveríamos defini-lo como um animal symbolicum [simbólico]. Desse modo, podemos designar sua diferença específica, e podemos compreender o novo caminho aberto ao homem: o da civilização.

 

(CASSIRER, E. Antropologia Filosófica. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 51)

 

Sobre a concepção de cultura presente no fragmento de texto acima, é CORRETO inferir que:


a cultura é um termo plurissemântico e, por isso, não há consenso quanto à natureza da produção cultural e, tampouco, da sua função no desenvolvimento da civilização.


a cultura é meio pelo qual o homem significa a sua existência criando um complexo conjunto de símbolos que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, as leis, os costumes e hábitos adquiridos na vida em sociedade.


a cultura diz respeito somente aos elementos concretos uma comunidade humana – técnica e trabalho – e, por isso, não possui propriedades simbólicas.


a complexidade dos elementos culturais, como a língua, os costumes e as técnicas definem o homem como um animal racional, diferenciando-o por sua capacidade transformadora dos demais animais.


a cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.

Segundo Serrano (2002, p. 58) “a escola tem que ser, ela própria, um lugar onde se convive na tolerância e na igualdade, contribuindo assim, mais até do que com os conhecimentos, para iniciar a vida social e democrática dos jovens”. Nesse sentido, cabe à escola:

 

( ) desenvolver nos indivíduos as habilidades e competências cognitivas e sociais que lhes permitam compreender e conviver em um mundo complexo e dinâmico.

( ) priorizar, exclusivamente, a transmissão de saberes e conhecimentos técnicos e científicos com vistas à formação profissional dos indivíduos.

( ) organizar a sua prática, de modo que aprender a ser, a aprender, a fazer e a conhecer exprimam a educação escolar como espaço de interação coletiva entre os sujeitos e com o mundo.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, F.


V, V, F.


V, F, V.


V, V, V.


F, F, V.

Por muito tempo, a educação escolar foi reconhecida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas, tendo em vista a concretização de uma educação política e de uma escola que atendesse a todos, sem distinção.

 

Tendo em conta o sentido da educação como prática social, julgue os itens a seguir.

 

I A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.

II A educação escolar deve manter constante atenção ao seu tempo e sujeitos, articulando a realidade do aluno aos diferentes conhecimento e ações (aprender a ser, a aprender, a fazer e a conviver).

III A qualidade da educação escolar passa pela afirmação do professor como agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, apenas.


I e II.


III, apenas.


II e III.


II, apenas.

Leia, com atenção, o excerto a seguir.

 

O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas, histórias bobas e contos populares sejam representados; aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.

 

(UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984 – com adaptações)

 

O texto destacado tem como objeto a construção da identidade cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma manifestação associada à preservação das raízes e da memória dos grupos sociais,

 

I está sujeito a mudanças e reinterpretações.     

II segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.

III tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.


III, apenas.


II e III.


I e II.


I, apenas.

Leia, com atenção, o excerto a seguir.

 

Sendo a educação uma prática social, que se concretiza através da relação pedagógica entre os sujeitos que a realizam, o comprometimento político lhe é inerente. No sentido de “uma necessidade imperiosa para a vida humana”, já que “o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência”, precisando buscar, na relação interpessoal, “um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio” (ARENDT, 1998).

 

(LOBO-NETO, Francisco José da Silveira. Educação: prática social. Disponível em: http://floboneto.pro.br/_pdf/educacao/1.01%20EDUCA%C3%87%C3%83Opr%C3%A1ticasocial.pdf)

 

Considerando as reflexões propostas acima, avalie as afirmações a seguir.

 

I Os processos educativos imperativos ao homem se constituem fora das interações homem-natureza, homem-sociedade e homem-cultura.

II A relação educativa precede a experiência concreta das interações homem-natureza e homem-sociedade e homem-cultura.

III A relações de mediação do homem em seu contato com a natureza, com outros homens e com a cultura, gera, por meio da educação e em sua razão, a constante mudança da sociedade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, apenas.


II e III.


III, apenas.


I e II.


II, apenas.